sexta-feira, 27 de junho de 2008

Culinária – comidas de inverno



Comer no inverno é muito bom se esquentar com quem você gosta e depois comer bastante e para não engordar vale até fazer umas variações saudáveis de comidas olha esse texto que achei aqui http://bemleve.click21.com.br/mostra_nutricao.php?id=97
Todo mundo adora os pratos típicos do inverno. Quem não gosta de comer um belo fondue na frente da lareira, tomar um bom vinho para acompanhar o jantar ou saborear aquele chocolate quente debaixo das cobertas? O problema é o prejuízo na balança. Se não quer abrir mão dessas delícias, o ideal é fazer substituições.
Enquanto queijos amarelos considerados gordurosos como o provolone, por exemplo, tem 365 calorias em cada 100 gramas, a mesma quantidade de queijo minas fresco tem 215 calorias e o de ricota 80 calorias.
É possível preparar uma versão light de fondue com leite desnatado e queijo branco e a utilização de legumes, verduras e frutas ao invés do pão. O peixe pode entrar no lugar da carne vermelha.
O chocolate (570 calorias em 100 gramas) pode ser substituído pelo cacau em pó (357 calorias em 100 gramas). Além disso, já existe versão light de achocolatado em pó.
O vinho pode ser consumido na medida certa. Apesar de ser um alimento funcional (aqueles que fazem bem à saúde), uma tacinha tem 200 calorias. O ideal é que se consuma, no máximo, 300ml.
Tudo a ver né, deu até água na boca. Um fondue bem quente!!!!